Biografia

No Rest – banda crust punk metal fundada pela vocalista Aline Rodrigues em 1989 na cidade de Porto Alegre RS Brasil. Surgiu com o nome 666 que foi trocado em 1994. A banda começou com influências de heavy e thrash metal e foi incorporando a sonoridade punk já que a banda se via mais como punk do que metal.

A primeira demo lançada é de 1991- “What’s the Meaning of This” contendo 4 faixas em formato K7.Em 1992 participamos da nossa primeira coletânea, Rock in Tinga, com a faixa “The Price of The Lie” que saiu em LP. Esse foi um marco para a banda devido as dificuldades enfrentadas por bandas independentes numa época em que a tecnologia era ainda de mais difícil acesso. Com o LP na mão, ainda que com apenas uma faixa gravada, tínhamos como divulgar nosso som inclusive em programas de algumas poucas rádios que abriam espaço para bandas sem gravadoras.

Mas foi em 1998 que foi possível lançar o álbum completo de estreia – “Sick Society”, patrocinado pela revista Dynamite. A gravação foi feita alguns anos antes em São Paulo durante 2 dias. E ainda que o resultado não tenha sido o ideal o álbum veio como impulso do que poderíamos seguir fazendo.
Em 1998 com o disco pronto, pegamos a estrada para nossa primeira turnê, que foi se formando no caminho de forma improvisada conforme íamos conseguindo contatos por carta e telefone. Acabamos percorrendo 16 mil km por 12 estados no Brasil durante 4 meses. Chegamos até o Rio Grande do Norte.

No ano de 2000 fizemos nossa primeira turnê na Europa igualmente de forma improvisada sem shows agendados previamente. Essa turnê assim como a no Brasil, foi inédita neste formato e acabou durando 5 meses – de abril a setembro – passando por Suíça, Alemanha, Polônia, Dinamarca, Suécia e Noruega. Durante esta turnê – em 2000 – gravamos o EP “Contraditória Condição” na Alemanha, por uma necessidade de divulgarmos o que estávamos criando durante a própria tour.

A banda volta para Europa em 2001, 2004, 2006 e 2012, e passa além dos países já citados, por Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Espanha, Itália, França, Portugal, República Checa, Romênia, Bélgica, Holanda, Grécia, Eslovênia, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Áustria, Luxemburgo, Bulgária e Irlanda.

No meio disso, em 2004, foi a vez de fazer uma turnê na América Latina passando por Uruguai, Chile, Peru e Bolívia. E também uma turnê menor no Rio de Janeiro que contou com 6 shows na capital e periferia. Tornando o ano de 2004 bem corrido com pequenos intervalos entre as turnês. Estávamos divulgando o álbum “Suportar a Dor” gravado em 2003. E foi este disco que nos consolidou como banda crust punk tanto em termos sonoros como pelas letras politizadas colocadas de forma singular. Este álbum foi extremamente bem recebido na Europa. Foi lançado em CD pelo selo Ato Necessário que criamos para este fim, em Vinil pelo selo finlandês Kämäset Levyt e também uma versão russa em K7 com letras traduzidas pelo selo Kama Mia.

Em 2006, um pouco antes de sairmos na quarta turnê europeia lançamos o álbum Todos os Disfarces também em LP e Cd pela Ato Necessário.

Em 2012 fizemos nossa última turnê europeia. Depois seguimos tocando e produzindo shows em Porto Alegre e interior. Desde quando começamos sempre nos envolvemos com produção de shows pela própria necessidade e pela vontade de movimentar a cena, apoiar bandas locais e trazer bandas de fora. Aprendemos muito com nossas turnês neste sentido e valorizamos muito o interesse e empenho que recebemos das pessoas para podermos tocar em tantas localidades diferentes e culturalmente diversificadas. Desta forma seguimos envolvidos em produzir eventos com bandas locais e de outros lugares colocando a parte sul do país como rota viável movendo-nos pelo faça você mesmo subvertendo a máquina capitalista.

A No Rest é conhecida pela forma incomum de fazer turnês pela intensidade das apresentações ao vivo, pela sonoridade tempestuosa e pelas letras instigadoras de contestação social.

Aline Rodrigues – Vocais desde 1989
Paulo Zé – Guitarra desde 1990
Santiago Rodrigues – Baterista desde 1994
Juliano Knela – Baixo desde 2024